PF faz operação para apurar invasões a sites do governo federal

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta 3ª feira (16.ago) Operação Dark Cloud, que tem como objetivo apurar o ataque de hackers a sites do governo federal. O inquérito policial foi aberto após a página do Ministério da Saúde ser invadida em dezembro de 2021, o que comprometeu o acesso de usuários do SUS ao Certificado Nacional de Vacinação.

São cumpridos oito mandados de busca e apreensão nos estados da Paraíba, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. As ordens judiciais foram expedidas pela  12ª Vara da Justiça Federal no Distrito Federal, após pedido da Polícia Federal. Segundo os investigadores, ataques cibernéticos foram realizados por uma organização criminosa transnacional dedicada à prática desses crimes, visando entidades públicas e privadas no Brasil, Estados Unidos, Portugal e Colômbia.

De acordo com a PF, a investigação apura os crimes de organização criminosa, invasão de dispositivo informático, interrupção ou perturbação de serviço telegráfico, radiotelegráfico ou telefônico, impedir ou dificultar-lhe o restabelecimento; além do crime de corrupção de menores, com previsão no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e lavagem de capitais.

Outros órgãos do governo, além do Ministério da Saúde, também tiveram os sites invadidos, entre eles: Controladoria-Geral da União, Ministério da Economia e Polícia Rodoviária Federal.

Fonte: https://www.sbtnews.com.br/noticia/brasil/220222-pf-faz-operacao-para-apurar-invasoes-a-sites-do-governo-federal

Você também pode gostar...

Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *